
SUA DOAÇÃO É A FORÇA PARA AGIR!
(31) 3533-1379
UM POUCO SOBRE NOS
A Creche Comunitária de Formação à Criança iniciou sua atividade em 09 de março de 1997.
​
Atende 170 crianças de 04 meses até 5 anos em horário integral. Disponibiliza 10 salas adequadas para cada faixa etária, um parquinho, um salão, brinquedoteca com biblioteca e playground com quadra esportiva coberta. A creche oferece uma alimentação saudável em 5 refeições diárias.
​
O trabalho pedagógico é baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é aplicado por uma equipe experiente. As crianças são estimuladas a desenvolverem suas potencialidades enquanto aprendem, brincam e interagem umas com as outras. Também são oferecidas aulas de capoeira, educação física, musicalização e ballet.
​
Todos os meses acontece a festa dos aniversariantes com as famílias. Também se comemora, festa junina, festa da família, chá dos avós, dia da criança e a vinda do papai Noel. Uma data muito especial é a formatura das crianças do 2º período, quando elas se encontram preparadas para ingressarem no ensino fundamental. Foram formadas 555 crianças entre 1998 e 2021.
​
A Creche Comunitária de Formação à Criança é conveniada com a Prefeitura de Ibirité e o termo de fomento é ministrado através da Secretaria de Educação.
​
A administração acontece por meio de contribuições das famílias, ajuda colaboradores e de empresas e pessoas físicas, projetos e arrecadações próprias.
​
A creche tem a autorização da Metropolitana B para todo funcionamento.
​
​
​
​
​
​
​
A NOSSA HISTORIA
Por que o coala foi escolhido como o sÃmbolo da creche e esta no uniforme? O coala é um animal muito tranquilo e que dorme muito, tem um pelo muito macio, cinza com partes brancas.
​
A gestação do coala é muito curta, somente 35 dias e quando ele nasce é muito pequeno, medindo apenas 2 centÃmetros. A caolhinha nasce e sobe para a bolsa de sua mãe, onde ele vai ficar em torno de 6 meses, crescendo e se desenvolvendo.
​
O coala dorme em torno de 20 horas por dia agarrado a um galho de eucalipto, cuja as folhas são o seu alimento preferido. No entanto, elas possuem substâncias que não fazem bem ao filhote e por isso a mãe mastiga e digere as folhas primeiro para tirar enzimas e somente depois desse processo ela passa a comida para o filhote.
​
Depois de 6 meses quando o filhote já está desenvolvido, a mãe começa a ensiná-lo a andar e se agarrar nos galhos das árvores, a se comunicar e brincar com outros coalas, o que é muito bom, porque logo eles deverão ser independentes e livres da presença da mãe.
​
Considerando todo o processo, largar o colo da mãe não é fácil, igual o coalinha que precisa de muito tempo para largar as costas da mãe, o calor, a proteção e entender que a vida exige que ele perpasse por processos independentes de aprendizagem e desenvolvimento.
​
Tudo isso acontece na creche…
​
A criança precisa do mesmo tempo, igual a um bebê coala, para se adaptar ao novo ambiente e aprender com o seu desenvolvimento e se tornar independente.
​
Falar de amor com tantas semelhanças, levaram a direção a escolher o coala como o sÃmbolo para a creche. Nada acontece sem cuidados e sem carinho, nem na natureza, nem na humanidade. A criança precisa do aconchego da famÃlia, e a famÃlia é uma extensão da sociedade, essencial para formação de qualquer ser.
​
​
​






